A menstruação é o sangramento resultante da descamação do endométrio1. Esse fluxo está relacionado à privação de estradiol e de progesterona, e à regressão do corpo lúteo do ovário1. O ciclo menstrual tem duração média de 28 dias, podendo oscilar entre 20 a 45 dias1. A duração da menstruação varia de 2 a 7 dias e o volume é, em geral, de 20 ml a 60 ml1.
Esse processo pode ser desconfortável por conta dos seus efeitos. Cada corpo tem suas peculiaridades, então algumas mulheres podem apresentar ciclos irregulares e sintomas comuns, como cólicas e tensão pré-menstrual, enquanto outras apresentam ciclos mais bem definidos sem sofrer tantos desconfortos1.
Cada mulher possui seu próprio ciclo menstrual, assim, utilizar o calendário é uma forma de conhecer o próprio corpo e saber como ele funciona2. Normalmente, o calendário é muito útil e existem motivos bem claros para a sua utilização2.
Conhecer os detalhes do seu ciclo é uma ótima forma para planejar ou evitar uma gravidez, por exemplo. Além disso, é excelente para programar consultas ao ginecologista, viagens e datas especiais2.
Você sabe como funciona o seu ciclo?
O ciclo menstrual é demarcado pela produção cíclica dos hormônios sexuais femininos. O controle central fica no cérebro, mais especificamente no eixo hipotálamo-hipófise-gonadal. É de lá que saem os hormônios que vão estimular o funcionamento dos ovários3.
No início do ciclo menstrual, os folículos do ovário produzem estradiol, hormônio que provoca a proliferação da camada interna do útero, também chamada de endométrio1. No meio do ciclo, com o aumento do estradiol circulante, ocorre a ovulação1-3. Este é o período de maior fertilidade.
Após a ovulação, fica no ovário uma estrutura chamada corpo lúteo, que produz progesterona. Esse é o hormônio que prepara o endométrio para a gravidez1-3.
Quando acontece o período fértil?
Geralmente, o ciclo menstrual dura 28 dias. O período fértil pode ser calculado numa conta simples: subtraia 18 (primeiro dia fértil) e 11 (último dia fértil) da duração do ciclo. Num ciclo de 28 dias, o período fértil seria do 10º ao 17º dia do ciclo. No caso de ciclos irregulares, basta subtrair 18 do ciclo mais curto e 11 do mais longo. Por exemplo: se o ciclo mais curto foi de 25 dias e o mais longo de 30 dias, então o período fértil será do 7º ao 19º dia do ciclo2-3.
Faça o seu próprio calendário e programe-se!
Fases pré, durante e pós:
Do 1º ao 3º dia do ciclo menstrual
Físico: o corpo desincha, alívio de “peso” nas pernas, cabelo rebelde e pele opaca.
Emocional: introspectiva, atenciosa, reservada e intimista.
Psíquico: muito sensível e sonolenta.
Apetite: normal.
Comportamento: normal, preguiça para a realização de atividades físicas.
Do 4º ao 10º dia pós-menstrual
Físico: cabelo macio, sono tranquilo, pele saudável e peso normal.
Emocional: lúcida, calma e afetuosa.
Psíquico: espírito empreendedor e boa memória.
Apetite: baixo.
Comportamento: normal, extrovertida, desejo sexual ativo.
Do 11º ao 17º dia fértil
Físico: pele viçosa, lubrificação vaginal intensa e cabelo sedoso.
Emocional: sedutora.
Psíquico: dominadora, hiperativa, competitiva e decidida.
Apetite: baixo.
Comportamento: desejo sexual no ápice.
Do 18º ao 25º dia pré-menstrual com SPM
Físico: tonturas, dor de cabeça e dores musculares, palpitação, ganho de peso, ondas de calor, retenção de líquido, fadiga, seios doloridos, cólica, acne, vômitos e náuseas1.
Emocional: irritada, depressiva e choro fácil.
Psíquico: esquecida, ansiosa, ataques de pânico, insone e falta de concentração4.
Apetite: fome exagerada.
Comportamento: queda de motivação.
Do 26º ao 30º dia pré-menstrual normal
Físico: aumento de peso, sensação de peso no baixo ventre, seios doloridos, cabelo rebelde, abdome distendido e pele opaca4.
Emocional: insônia e agitação.
Psíquico: distraída e esquecida, muito sensível e sonolenta4.
Apetite: grande.
Comportamento: baixa criatividade e produtividade, carente de afeto, impaciente e com desejo sexual em baixa.
Veja também nosso conteúdo sobre coceira e corrimento!
Referências:
- SAMPAIO HA de C. Aspectos nutricionais relacionados ao ciclo menstrual. Rev Nutr [Internet]. 2002Sep;15(Rev. Nutr., 2002 15(3)).
- Janse DE Jonge X, Thompson B, Han A. Methodological Recommendations for Menstrual Cycle Research in Sports and Exercise. Med Sci Sports Exerc. 2019 Dec;51(12):2610-2617.
- Teixeira AL da S, Fernandes Júnior W, Marques FAD, Lacio ML de, Dias MRC. Influência das diferentes fases do ciclo menstrual na flexibilidade de mulheres jovens. Rev Bras Med Esporte [Internet]. 2012Nov;18(Rev Bras Med Esporte, 2012 18(6)).
- Nogueira, C. W. M., & Pinto e Silva, J. L.. (2000). Prevalência dos Sintomas da Síndrome Pré-Menstrual. Revista Brasileira De Ginecologia E Obstetrícia, 22(Rev. Bras. Ginecol. Obstet., 2000 22(6)).
Material destinado ao público em geral. Fev/2023 – BRZ2264879