Abbott
Pesquisar
Close this search box.

Publicado em: 26/07/2023

O que é a curva de crescimento infantil?

Publicado em: 26/07/2023

O que é a curva de crescimento infantil?

A curva de crescimento infantil é uma ferramenta utilizada para medir o desenvolvimento físico de crianças e adolescentes. Sua representação se dá por meio de gráficos que mostram o crescimento ao longo do tempo em termos de peso, altura, índice de massa corporal (IMC), perímetro cefálico (circunferência da cabeça) e outros parâmetros1,2,3.

Essas curvas se baseiam em dados coletados de uma amostra representativa de crianças saudáveis com o propósito de avaliar se o crescimento da criança está adequado. Em 2006 e 2007, o padrão da Organização Mundial de Saúde (OMS) foi atualizado e se tornou o mais recomendado para diversos países1,4. Por isso, esses parâmetros servem para avaliar todas as etnias, condições socioeconômicas e tipo de alimentação infantis2.

A curva de crescimento infantil surgiu a fim de identificar crianças que estavam crescendo abaixo do esperado devido a problemas de saúde, como desnutrição ou outras doenças. Sua origem ocorreu nos anos 1950, criada pelo Dr. James Tanner5 (PDF-5mb), um pediatra inglês. A OMS aprimorou o método e desde então ela é uma ferramenta de avaliação do crescimento infantil utilizada em vários países. Além disso, ela é usada para detectar crianças que estão crescendo mais rápido do que o esperado, o que pode indicar problemas de saúde6.

Critérios avaliados pela curva de crescimento infantil

No Brasil, a Caderneta de Saúde da Criança analisa critérios clínicos como:

Crianças de 0 a 24 meses6

  • Perímetro cefálico (circunferência da cabeça);
  • Peso de acordo com a idade;
  • Comprimento/estatura para a idade;
  • IMC para a idade.

Crianças de 24 meses a 5 anos6

  • Altura de acordo com a idade;
  • Peso para a idade;
  • IMC de acordo com a idade;

Crianças entre 5 e 10 anos6

  • Altura para a idade;
  • Peso de acordo com a idade;
  • IMC para a idade;

Analisar a curva de crescimento infantil é uma maneira de identificar possíveis problemas de saúde, por exemplo, desnutrição, obesidade ou doenças que podem interferir no desenvolvimento e crescimento da criança. Além disso, o método separa as análises de acordo com o sexo1,2.

Como é feita a análise da curva de crescimento infantil?

Os parâmetros avaliados são então desenhados em um gráfico, criando uma curva que mostra como está o desenvolvimento infantil ao longo do tempo. A curva de crescimento infantil é dividida em percentis, que representam a posição da criança em relação ao padrão de crescimento médio de outras crianças da mesma idade e gênero6.

Por exemplo, se uma criança estiver no percentil 50, ela está crescendo a uma taxa média em comparação dentro da mesma idade e gênero. Em contrapartida, se ela estiver no percentil 97, significa que ela está crescendo mais rápido do que a maioria (97%) das crianças da mesma idade e gênero.

No entanto, é preciso reforçar que estar com percentil alto não significa que essa criança esteja saudável. É comum mães e familiares pensarem, por exemplo, que se a criança está “gordinha” isso é sinal de saúde. Mas não só percentis altos, como também os baixos apresentam riscos à saúde da criança.

Quando se preocupar com desvios na curva de crescimento infantil

O Ministério da Saúde determina pontos de corte para os percentis de crianças até 10 anos que merecem atenção6

Pontos de corte para o peso

  • Percentil acima ou igual a 97: peso elevado para a idade;
  • Inferior a 3: peso baixo para a idade;
  • Inferior a 0,1: peso muito baixo para a idade.

Pontos de corte para a altura

  • Inferior a 3: altura baixa para a idade;
  • Inferior ou igual a 0,1: altura muito baixa para a idade.

Pontos de corte para o IMC

  • Maior que 99,9: obesidade grave (acima de 5 anos) e obesidade (crianças entre 0 e 5 anos);
  • Entre 97 e 99,9: obesidade (acima de 5 anos) e sobrepeso (entre 0 e 5 anos);
  • Percentil entre 85 e 97: sobrepeso (acima de 5 anos) e risco de sobrepeso (entre 0 e 5 anos);
  • Entre 0,1 e 3: magreza;
  • Menor que 0,1: magreza acentuada.

Além disso, é preciso ficar atento a crianças que estavam se desenvolvendo dentro da curva padrão e tiveram queda no percentil.

Para crianças prematuras ou que tiveram restrição de crescimento intrauterino devem ser utilizadas curvas especificas que corrigem a idade cronológica até completarem 2 anos de idade, de acordo com o Ministério da Saúde6.

É importante lembrar que a curva de crescimento infantil não é uma medida absoluta da saúde de uma criança, por isso, não deve ser usada como um único indicador. Outros fatores são essenciais para a avaliação, como a saúde geral da criança, seus hábitos alimentares e atividade física, por exemplo.

A curva de crescimento infantil deve ser interpretada apenas por um profissional especializado e sempre em conjunto com outras avaliações médicas.

Referências

  1. WHO child growth standards: head circumference-for-age, arm circumference-for-age, triceps skinfold-for-age and subscapular skinfold-for-age: methods and development. 2007. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789241547185. Acesso em janeiro de 2023.
  2. WHO child growth standards: length/height-for-age, weight-for-age, weight-for-length, weight-for-height and body mass index-for-age: methods and development. 2006. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/924154693X. Acesso em janeiro de 2023.
  3. WHO child growth standards: growth velocity based on weight, length and head circumference: methods and development. 2009. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789241547635. Acesso em janeiro de 2023.
  4. FERREIRA, Aline A. Avaliação do crescimento de crianças: a trajetória das curvas de crescimento. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, v. 7, n. 3, p. 191-202, 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/demetra/article/view/3786/3844. Acesso em janeiro de 2023.
  5. ALVES, Crésio. Mini-Biografia: James Mourylyan Tanner. 2019. In: SBP. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/Mini-Biografia_-_James_Tanner2019.pdf(PDF – 5mb). Acesso em janeiro de 2023.
  6. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Cadernos de atenção básica. Saúde da Criança: crescimento e desenvolvimento. 2012. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_crescimento_desenvolvimento.pdf. Acesso em janeiro de 2023.

     

    Material destinado ao público geral. Jul/2023 – BRZ2277400

     

Conteúdos relacionados

CONTEÚDOS RELACIONADOS