A vacina prepara o organismo para se proteger contra o influenza, vírus causador da gripe, e reduz até 70% das hospitalizações
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a gripe infecta pelo menos 1 bilhão de pessoas todos os anos1. O grande volume de pessoas buscando atendimento médico devido a gripe durante o inverno pode, muitas vezes, representar um desafio para hospitais públicos e privados, principalmente quando os pacientes fazem parte do grupo de risco. Isso porque idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas são as mais vulneráveis a complicações pela gripe, podendo evoluir para quadros que requerem internação2-3.
Por outro lado, é possível prevenir a doença com medidas simples no dia a dia, e a mais efetiva delas é a vacinação3. Segundo uma revisão científica sobre a eficácia da imunização no controle da influenza, a vacina contra gripe é capaz de reduzir em até 85% a mortalidade e em até 70% as hospitalizações por complicações decorrentes da doença4. São números muito expressivos, que reforçam a importância da campanha anual de vacinação como estratégia no combate à influenza.
Todas as vacinas, incluindo a da gripe, estão entre os produtos farmacêuticos mais seguros disponíveis. Elas passam por rigorosos testes e pesquisas antes de serem disponibilizadas ao público, garantindo sua eficácia e segurança5. As vacinas agem estimulando a produção de anticorpos, que são as proteínas que defendem o organismo contra invasores6. Então podemos dizer que, ao se vacinar, você está “treinando” o seu corpo para lutar mais efetivamente contra vírus e bactérias causadores de doenças potencialmente graves, reduzindo significativamente as chances de adoecimento e complicações.
Ao se vacinar, você contribui para a construção de um ambiente mais seguro e protegido contra doenças infecciosas. É uma escolha que reflete cuidado, empatia e compromisso com o bem-estar de todos. Por isso, garanta já a sua dose de proteção contra a gripe. Basta clicar aqui para ter acesso à lista de centros de vacinação onde o imunizante está disponível.
Contra a gripe, não vacile, vacine!
Referências bibliográficas:
- Vacinação da gripe tem apenas 31% de cobertura um mês após o início da campanha. Governo do Estado de São Paulo. Disponível em : https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/vacinacao-da-gripe-tem-apenas-31-de-cobertura-um-mes-apos-o-inicio-da-campanha/#:~:text=Pouco%20mais%20de%20um%20m%C3%AAs,priorit%C3%A1rios%2C%20segundo%20dados%20do%20LocalizaSUS. Acesso em abril.2024.
- Boletim Epidemiológico Imunopreveníveis . Vigilância da Influenza Sazonal, número 9, 2023. Disponível em: https://saude.es.gov.br/Media/sesa/Boletim%20Epidemiologico%20COVID-19/Boletim%20epidemiológico%20influenza%20ano%202023%20-%20No%2009.pdf [PDF – 1,20MB]. Acesso em abril.2024.
- Ministério da Saúde. Gripe (Influenza), 2023. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/g/gripe-influenza. Acesso em abril.2024.
- Vilarino MAM et al. Idosos vacinados e não vacinados contra a influenza: morbidade relatada e aspectos sociodemográficos, Porto Alegre (RS, Brasil), 2004. Ciência & Saúde Coletiva, 15(6):2879-2886, 2010
- Influenza (seasonal), 2023. Disponível em: www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/influenza-(seasonal). Acesso em outubro.2023.
- O que é vacina e como ela age no nosso organismo?
Material destinado ao público geral.
Abril/2024