O vírus influenza, causador da gripe, é altamente contagioso e infecta até 1 bilhão de pessoas no mundo todos os anos1. Apesar de muitas pessoas não apresentar grandes complicações associadas à doença, é importante considerar que a presença de comorbidades como diabetes, problemas cardiovasculares, obesidade e doenças pulmonares podem aumentar as chances de internação e até mesmo óbito. Em algumas fases da vida, como na infância, terceira idade e na gestação, a gripe também pode avançar para quadros mais graves2-3.
A boa notícia é que a vacina contra gripe tem uma alta eficácia, com o potencial de evitar até 90% dos casos de infecção4. Atualmente, é a maneira mais efetiva de proteção, e pode ser aplicada em pessoas saudáveis e também com comorbidades5. A vacinação de pessoas fora do grupo de risco, aliás, é uma excelente estratégia para aumentar a proteção daqueles que são mais vulneráveis à doença devido a condições de saúde, já que pessoas saudáveis podem transmitir o vírus para entes do seu convívio6.
Agora que você já sabe um pouco mais da vacina e suas indicações, conheça dicas adicionais para se prevenir contra a gripe:5
- Lave e seque bem as mãos com frequência ao longo do dia. Quando isso não for possível, faça a higienização com álcool em gel.
- Caso esteja doente, cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, e oriente outras pessoas a fazerem o mesmo.
- Descarte lenços usados corretamente, de forma que outras pessoas não tenham contato com o material.
- Ao sentir qualquer sintoma associado à gripe, como tosse, dor de garganta ou febre, isole-se imediatamente para evitar a transmissão a outras pessoas.
- Se possível, evite o contato próximo com pessoas que já estão doentes.
- Na temporada de circulação da gripe, evite tocar nos olhos, nariz e boca.
Antes mesmo do inverno começar, garanta a vacina contra a gripe para toda a família. É importante que a imunização seja feita anualmente, pois as cepas circulantes mudam de uma temporada para outra4.
A campanha de vacinação contra a gripe no Brasil já começou, então garanta a sua dose de proteção. Basta clicar aqui para ter acesso à lista de centros de vacinação onde o imunizante está disponível.
Contra a gripe, não vacile, vacine!
Referências bibliográficas:
- Li, Tingting, et al. “A Systematic Review and Meta-Analysis of Seasonal Influenza Vaccination of Health Workers.” Vaccines 9.10 (2021): 1104.
- Boletim Epidemiológico Imunopreviníevis. Vigilância da Influenza Sazonal, número 9, 2023. Disponível em: https://saude.es.gov.br/Media/sesa/Boletim%20Epidemiologico%20COVID-19/Boletim%20epidemiológico%20influenza%20ano%202023%20-%20No%2009.pdf [PDF – 1,20MB] . Acesso em abril.2024.
- Siriwardena AN. Increasing evidence that influenza is a trigger for cardiovascular disease. J Infect Dis. 2012;206(11):1636-1638.
- Ministério da Saúde. Gripes e resfriados, 2009. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/gripe-e-resfriado/#:~:text=A%20vacina%20previne%20aproximadamente%2070,infec%C3%A7%C3%B5es%20respirat%C3%B3rias%20como%20o%20resfriado. Acesso em abril.2024.
- Ministério da Saúde. Gripe (Influenza), 2023. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/g/gripe-influenza. Acesso em outubro.2023.
- Aguolu, O. G., Willebrand, K., Elharake, J. A., Qureshi, H. M., Kiti, M. C., Liu, C. Y., … & Omer, S. B. (2022). Factors influencing the decision to receive seasonal influenza vaccination among US corporate non-healthcare workers. Human Vaccines & Immunotherapeutics, 18(6), 2122379.
Material destinado ao público geral.
Abril/2024