Abbott

Publicado em: 16/03/2023

Como higienizar o inalador corretamente

Publicado em: 16/03/2023

Como higienizar o inalador corretamente

Como higienizar o inalador
Como higienizar o inalador

Se você sofre com doenças respiratórias e seu médico recomendou a utilização de um inalador ou nebulizador, é preciso saber como higienizar seu inalador corretamente.

Por que é importante higienizar o inalador corretamente?

 

Quando o médico recomenda a utilização de um inalador ou, se preferir, nebulizador, a prescrição acompanha a recomendação de um medicamento específico ou soro fisiológico.

Como os medicamentos são nebulizados, partículas dos mesmos poderão se prender à máscara e ao copo do equipamento. Isso é natural, e por isso é importante higienizar o seu nebulizador após o uso. Isso garante que o aparelho mantenha sua performance e não apresente qualquer tipo de sujeira ou resíduo de medicamentos utilizados anteriormente ¹.

A limpeza e desinfecção do nebulizador também é importante para prevenir e evitar a contaminação microbiológica em máscaras e peças do equipamento, que pode levar ao desenvolvimento de uma infecção pulmonar 2.

 

Existe diferença entre inalador e nebulizador?

 

Tanto o nebulizador quanto o inalador são utilizados para levar medicamentos para os pulmões. De maneira geral, eles transformam um remédio líquido em vapor para ser inalado e chegar aos pulmões 3.

O nebulizador é um aparelho elétrico ou movido a bateria. O medicamento é colocado em um compartimento semelhante a um copo, que é conectado a um motor por meio de um tubo. O bocal ou uma máscara facial são, então, anexados ao copo. Quando o motor se liga, ele envia um vapor para a máscara e então a pessoa respira esse vapor 4.

O nebulizador também é comumente chamado de inalador, sendo este último, o termo mais amplamente utilizado. Ou seja, de maneira geral, não existem diferenças entre eles.

 

Veja também nosso conteúdo sobre asma!

 

Referências

  1. Nebulizer Breathing Treatments at Home [Homepage na Internet]. org.. Disponível em: https://www.thoracic.org/patients/patient-resources/resources/nebulizer-breathing-treatments-home.pdf (PDF, 2.7MB) – Acesso em 01 de outubro de 2021
  2. Riquena, B et al. Contaminação microbiológica de nebulizadores usados por pacientes com fibrose cística: um problema subestimado. J Bras Pneumol. 2019;45(3):e20170351
  3. ARAÚJO, LMP. Caracterização das gotículas respiráveis geradas por nebulizadores utilizando técnica de incidência laminar direta. 2018. 116 f. Tese (Doutorado em Engenharia e Informática Industrial) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019
  4. Serviço Público Federal Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul. DISPOSITIVOS INALATÓRIOS – orientações sobre utilização. Material elaborado em 13/05/2019. Disponível em: https://media.crfrs.org.br/portal/pdf/2019-04-Usodedispositivosinalatorios.pdf(PDF, 2.7MB) – Acesso em Setembro/2021
  5. Pritchard JN, Hatley RH, Denyer J, Hollen DV. Mesh nebulizers have become the first choice for new nebulized pharmaceutical drug developments. Ther Deliv. 2018 Feb;9(2):121-136.

Material destinado ao público geral. Novembro/2021 – BRZ2213457

Conteúdos relacionados

CONTEÚDOS RELACIONADOS