Abbott

Publicado em: 04/11/2024

Varizes: dicas para prevenir e aliviar os sintomas

Publicado em: 04/11/2024

Varizes: dicas para prevenir e aliviar os sintomas

Entenda o que são varizes, seus sintomas, como preveni-las e aliviar os desconfortos.

As varizes são um problema comum, que afeta milhões de pessoas no mundo1,2. Além do incômodo estético, elas podem causar desconforto, 1 dor e complicações mais graves, como úlceras3. Embora diversos fatores contribuam para o seu surgimento, é possível adotar medidas para aliviar os sintomas e prevenir o seu desenvolvimento1. Neste artigo, vamos explorar o que são varizes, seus sintomas e estágios e as melhores práticas para evitar que elas se agravem.

O que são varizes?

Entenda o que são varizes, seus sintomas, como preveni-las e aliviar os desconfortos.As varizes se caracterizam pela dilatação das veias, principalmente das pernas. O sangue venoso das pernas retorna ao coração, contra a gravidade, com um esforço considerável, por meio de dois sistemas venosos: o  superficial e o profundo. Esse retorno é realizado pelas veias por meio de válvulas que direcionam o sangue para cima. Em pessoas sem varizes, as válvulas se abrem para o sangue passar e fecham para não permitir que o sangue retorne3.

Com a dilatação das veias, as válvulas não conseguem mais fechar de maneira adequada e eficiente e com isso, o sangue passa a refluir e ficar “parado” dentro das veias. Isto provoca mais dilatação e mais refluxo, levando a formação das varizes3.

Portanto, as varizes são veias dilatadas e tortuosas, que se formam principalmente nas pernas, resultado de um mau funcionamento das válvulas que regulam o fluxo sanguíneo3.

Tipos de varizes, sintomas e seus estágios

As varizes podem variar em tamanho e gravidade, e seus sintomas tendem a se agravar à medida que a doença avança. Elas podem não apresentar sintomas visíveis ou palpáveis, passando por um aumento gradual das veias dilatadas (de < 1 mm até maior > 3mm), evoluindo para alterações na cor da pele, inflamação, edema (inchaço), endurecimento da pele, e causar formação de úlceras cicatrizadas ou ativas (“abertas”)2,4,5.

Sintomas

Os principais sintomas incluem dor, cansaço ou peso nas pernas, queimação, latejamento, inchaço, coceira, cãibras, mudança na cor da pele e, nos casos mais graves, feridas de difícil cicatrização3,6.

Fatores de risco

Os principais fatores de risco para varizes são:

história familiar (se tiver parentes com varizes, maior a possibilidade de desenvolvê-las); obesidade; envelhecimento; ser do sexo feminino; gravidez e ficar sentado ou em pé durante longos períodos de tempo.

Como aliviar os desconfortos causados pelas varizes e como preveni-las5-7?

Alguns dos fatores que melhoram o fluxo sanguíneo e o tônus muscular nas pernas, ajudam na melhora do desconforto e na prevenção das varizessão3,6-8:

Utilizar meias de compressão: essas meias auxiliam na circulação, diminuindo o inchaço e aliviando a dor.

Manter o peso saudável: o excesso de peso sobrecarrega as veias, aumentando o risco de varizes.

Evitar longos períodos sentado ou em pé: mantenha-se em movimento e faça pausas para alongar as pernas durante o dia.

Usar sapatos confortáveis: sapatos apertados podem prejudicar a circulação.

Praticar atividades físicas regularmente: exercícios que estimulam a circulação sanguínea são essenciais para prevenir varizes.

Evitar roupas apertadas: vestimentas muito justas podem dificultar a circulação.

Hidratação e alimentação equilibrada: beber bastante água e manter uma dieta rica em fibras ajuda a prevenir a constipação, que também é um fator de risco.

Não fumar4: As varizes, além de causarem desconforto, podem impactar seriamente a qualidade de vida se não forem tratadas. Felizmente, é possível adotar medidas preventivas e práticas que aliviam os sintomas1-3. Se você já apresenta sinais de varizes, procure um médico para um diagnóstico adequado e para discutir as melhores opções de tratamento. Cuidar da saúde das suas pernas é cuidar do seu bem-estar!

Referências:

1. Antani MR, Dattilo JB. Varicose Veins. [Updated 2023 Aug 8]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2024 Jan-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK470194/.

2. Chung JH, Heo S. Varicose Veins and the Diagnosis of Chronic Venous Disease in the Lower Extremities. J Chest Surg. 2024 Mar 5;57(2):109-119.

3. Biblioteca Virtual de Saúde – Ministério da Saúde. Varizes. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/varizes/> Acesso em 2 de outubro de 2024. 

4. Gloviczki P, Lawrence PF, Wasan SM et al. The 2023 Society for Vascular Surgery, American Venous Forum, and American Vein and Lymphatic Society clinical practice guidelines for the management of 5 varicose veins of the lower extremities. Part II: Endorsed by the Society of Interventional Radiology and the Society for Vascular Medicine. J Vasc Surg Venous Lymphat Disord. 2024 Jan;12(1):101670. 

5. Kikuchi R, Nhuch C, Drummond DAB et al. Brazilian guidelines on chronic venous disease of the Brazilian Society of Angiology and Vascular Surgery. J Vasc Bras. 2023 Nov 6;22:e20230064.7. 

6. Mayo Clinic. Varicose veins. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/varicose-veins/symptoms-causes/syc-20350643> Acesso em 2 de outubro de 2024. 

7. Cleveland Clinic. Varicose Veins. <https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/4722-varicose-veins>Acesso em 7 de outubro de 2024. 

8. Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) – Varizes. <https://sbacv.org.br/varizes/> Acesso em 7 de outubro de 2024. 

 

Material destinado ao público geral. BRZ2332362. Outubro/2024.

Conteúdos relacionados

CONTEÚDOS RELACIONADOS