Abbott

Publicado em: 27/07/2023

Terapia na terceira idade: quando é necessária?

Publicado em: 27/07/2023

Terapia na terceira idade: quando é necessária?

O envelhecimento é um processo natural, mas que apresenta desafios. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), idosos têm maior chance de desenvolverem doenças como osteoartrite, diabetes, depressão e demência, por exemplo. Por isso, a terapia na terceira idade é um aspecto importante dos cuidados de saúde integral1.

Há muitos tipos diferentes de terapia que podem ser benéficos para os idosos, incluindo fisioterapia, terapia ocupacional e psicoterapia, por exemplo2. No entanto, a saúde mental precisa de uma atenção especial, pois ela impacta diretamente sobre a saúde física e vice-versa. Por exemplo, idosos com problemas de saúde têm mais risco de desenvolverem depressão, de acordo com a OMS3.

 

Sinais que indicam a necessidade de terapia na terceira idade

De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia há sinais que servem de alerta para a saúde mental dos idosos:4,5

  • Choro recorrente;
  • Tristeza sem motivo;
  • Distribuição dos bens materiais ainda em vida;
  • Verbalização de frases negativas como: “ninguém precisa mais de mim”, “não quero incomodar ninguém”, “estou cansado de viver”, “já cumpri meu propósito”, entre outras;
  • Negligência com higiene pessoal;
  • Irritabilidade;
  • Mudanças de humor sem razão;
  • Desinteresse por atividades que antes gostavam de realizar: cozinhar, cuidar do jardim, tricotar e caminhar, por exemplo;
  • Mania de doença: nesses casos, o idoso pode relatar constantemente que está com doenças, mesmo com exames indicando o contrário ou ausência de sintomas clínicos;
  • Vontade de permanecer na cama durante o dia todo.

 

Para que o envelhecimento saudável seja alcançado, é preciso atenção por parte dos familiares. Pois, os problemas de saúde mental em idosos são subnotificados e carregam um preconceito que causa resistência em buscar ajuda3.

 

Exemplos de terapia na terceira idade

Fisioterapia

A fisioterapia pode ajudar a melhorar a mobilidade, equilíbrio e força. Dessa forma, é possível prevenir quedas, diminuir a dependência e melhorar a qualidade de vida6. Procure profissionais fisioterapeutas especializados para conduzir as atividades com idosos.

 

Terapia ocupacional

A terapia ocupacional pode ajudar os idosos a manterem a independência, ensinando-os a se adaptarem às mudanças de suas capacidades físicas. Além disso, também pode favorecer as funções cognitivas, facilitando a realização de atividades da vida diária como fazer uma ligação telefônica, se vestir e cozinhar, por exemplo7.

 

Psicoterapia

A terapia da saúde mental é uma parte importante da terapia para os idosos, pois, conforme as pessoas envelhecem, há maior chance de desenvolver depressão e demência. De acordo com a Associação Americana de Psicologia (tradução livre), a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) tem demonstrado ser eficaz no tratamento da depressão, desordens do sono e no declínio das funções cognitivas8.

 

Terapias alternativas

Além das formas tradicionais de terapia, há também um interesse crescente em terapias alternativas para os idosos, tais como ioga, meditação e outras. Verificou-se que estas terapias têm efeitos positivos na saúde física e mental, incluindo a redução do estresse e de sintomas associados à depressão e à ansiedade9.

 

Terapia do riso

Apesar de não ser tão comum, a terapia do riso contribui para reduzir sintomas de depressão e contribui para uma melhor qualidade de vida10. A terapia do riso é uma prática que estimula a gargalhada. Ela pode ser realizada por meio de animadores, programas de TV e outros.

 

Meditação

A meditação ajuda o paciente idoso a entender e saber como lidar com as mudanças causadas pelo envelhecimento. Por exemplo, como gerenciar o estresse, as mudanças de humor e os problemas cognitivos que podem surgir9.

Outra consideração importante quando se fornece qualquer tipo de terapia na terceira idade é o impacto que pode ser causado no convívio social. Alguns idosos podem ter interações sociais limitadas, levando a sentimentos de isolamento e solidão. Por isso, utilizar a terapia para promover a socialização e a ligação com outras pessoas também pode ser benéfico para a saúde mental de pessoas mais velhas3.

Mas para elevar as chances de sucesso na adesão a qualquer tipo de terapia, é importante considerar as necessidades e preferências únicas de casa idoso e garantir que a terapia seja acessível a eles.

 

 

Referências

  1. Ageing and health. 2022. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/ageing-and-health. Acesso em janeiro de 2023.
  2. LONCZAK, Heather S. Geriatric Therapy: How to Help Older Adults With Depression. Disponível em: https://positivepsychology.com/geriatric-therapy-older-adults-depression/. Acesso em janeiro de 2023.
  3. Mental health of older adults. 2017. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/mental-health-of-older-adults. Acesso em janeiro de 2023.
  4. Janeiro Branco e a saúde mental dos idosos. 2021. Disponível em: https://sbgg.org.br/janeiro-branco-e-a-saude-mental-dos-idosos/. Acesso em janeiro de 2023.
  5. Prevenção ao suicídio de idosos. 2020. Disponível em: https://sbgg.org.br/prevencao-ao-suicidio-de-idosos/. Acesso em janeiro de 2023.
  6. CO.UK. Elderly Rehabilitation. Disponível em: https://www.physio.co.uk/treatments/physiotherapy/elderly-rehabilitation.php. Acesso em janeiro de 2023.
  7. CUEVAS-LARA, Cesar et al. Effectiveness of occupational therapy interventions in acute geriatric wards: a systematic review. Maturitas, v. 127, p. 43-50, 2019.
  8. KNIGHT, Bob G. Psychotherapy & Older Adults. Disponível em: https://www.apa.org/pi/aging/resources/guides/psychotherapy. Acesso em janeiro de 2023.
  9. NGUYEN, Sarah A.; LAVRETSKY, Helen. Emerging complementary and integrative therapies for geriatric mental health. Current treatment options in psychiatry, v. 7, n. 4, p. 447-470, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7458879/. Acesso em janeiro de 2023.
  10. HEIDARI, Mohammad et al. Effect of laughter therapy on depression and quality of life of the elderly living in nursing homes. The Malaysian journal of medical sciences: MJMS, v. 27, n. 4, p. 119, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7444838/. Acesso em janeiro de 2023.

Conteúdos relacionados

CONTEÚDOS RELACIONADOS