O envelhecimento é um processo natural, mas que apresenta desafios. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), idosos têm maior chance de desenvolverem doenças como osteoartrite, diabetes, depressão e demência, por exemplo. Por isso, a terapia na terceira idade é um aspecto importante dos cuidados de saúde integral1.
Há muitos tipos diferentes de terapia que podem ser benéficos para os idosos, incluindo fisioterapia, terapia ocupacional e psicoterapia, por exemplo2. No entanto, a saúde mental precisa de uma atenção especial, pois ela impacta diretamente sobre a saúde física e vice-versa. Por exemplo, idosos com problemas de saúde têm mais risco de desenvolverem depressão, de acordo com a OMS3.
Sinais que indicam a necessidade de terapia na terceira idade
De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia há sinais que servem de alerta para a saúde mental dos idosos:4,5
- Choro recorrente;
- Tristeza sem motivo;
- Distribuição dos bens materiais ainda em vida;
- Verbalização de frases negativas como: “ninguém precisa mais de mim”, “não quero incomodar ninguém”, “estou cansado de viver”, “já cumpri meu propósito”, entre outras;
- Negligência com higiene pessoal;
- Irritabilidade;
- Mudanças de humor sem razão;
- Desinteresse por atividades que antes gostavam de realizar: cozinhar, cuidar do jardim, tricotar e caminhar, por exemplo;
- Mania de doença: nesses casos, o idoso pode relatar constantemente que está com doenças, mesmo com exames indicando o contrário ou ausência de sintomas clínicos;
- Vontade de permanecer na cama durante o dia todo.
Para que o envelhecimento saudável seja alcançado, é preciso atenção por parte dos familiares. Pois, os problemas de saúde mental em idosos são subnotificados e carregam um preconceito que causa resistência em buscar ajuda3.
Exemplos de terapia na terceira idade
Fisioterapia
A fisioterapia pode ajudar a melhorar a mobilidade, equilíbrio e força. Dessa forma, é possível prevenir quedas, diminuir a dependência e melhorar a qualidade de vida6. Procure profissionais fisioterapeutas especializados para conduzir as atividades com idosos.
Terapia ocupacional
A terapia ocupacional pode ajudar os idosos a manterem a independência, ensinando-os a se adaptarem às mudanças de suas capacidades físicas. Além disso, também pode favorecer as funções cognitivas, facilitando a realização de atividades da vida diária como fazer uma ligação telefônica, se vestir e cozinhar, por exemplo7.
Psicoterapia
A terapia da saúde mental é uma parte importante da terapia para os idosos, pois, conforme as pessoas envelhecem, há maior chance de desenvolver depressão e demência. De acordo com a Associação Americana de Psicologia (tradução livre), a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) tem demonstrado ser eficaz no tratamento da depressão, desordens do sono e no declínio das funções cognitivas8.
Terapias alternativas
Além das formas tradicionais de terapia, há também um interesse crescente em terapias alternativas para os idosos, tais como ioga, meditação e outras. Verificou-se que estas terapias têm efeitos positivos na saúde física e mental, incluindo a redução do estresse e de sintomas associados à depressão e à ansiedade9.
Terapia do riso
Apesar de não ser tão comum, a terapia do riso contribui para reduzir sintomas de depressão e contribui para uma melhor qualidade de vida10. A terapia do riso é uma prática que estimula a gargalhada. Ela pode ser realizada por meio de animadores, programas de TV e outros.
Meditação
A meditação ajuda o paciente idoso a entender e saber como lidar com as mudanças causadas pelo envelhecimento. Por exemplo, como gerenciar o estresse, as mudanças de humor e os problemas cognitivos que podem surgir9.
Outra consideração importante quando se fornece qualquer tipo de terapia na terceira idade é o impacto que pode ser causado no convívio social. Alguns idosos podem ter interações sociais limitadas, levando a sentimentos de isolamento e solidão. Por isso, utilizar a terapia para promover a socialização e a ligação com outras pessoas também pode ser benéfico para a saúde mental de pessoas mais velhas3.
Mas para elevar as chances de sucesso na adesão a qualquer tipo de terapia, é importante considerar as necessidades e preferências únicas de casa idoso e garantir que a terapia seja acessível a eles.
Referências
- Ageing and health. 2022. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/ageing-and-health. Acesso em janeiro de 2023.
- LONCZAK, Heather S. Geriatric Therapy: How to Help Older Adults With Depression. Disponível em: https://positivepsychology.com/geriatric-therapy-older-adults-depression/. Acesso em janeiro de 2023.
- Mental health of older adults. 2017. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/mental-health-of-older-adults. Acesso em janeiro de 2023.
- Janeiro Branco e a saúde mental dos idosos. 2021. Disponível em: https://sbgg.org.br/janeiro-branco-e-a-saude-mental-dos-idosos/. Acesso em janeiro de 2023.
- Prevenção ao suicídio de idosos. 2020. Disponível em: https://sbgg.org.br/prevencao-ao-suicidio-de-idosos/. Acesso em janeiro de 2023.
- CO.UK. Elderly Rehabilitation. Disponível em: https://www.physio.co.uk/treatments/physiotherapy/elderly-rehabilitation.php. Acesso em janeiro de 2023.
- CUEVAS-LARA, Cesar et al. Effectiveness of occupational therapy interventions in acute geriatric wards: a systematic review. Maturitas, v. 127, p. 43-50, 2019.
- KNIGHT, Bob G. Psychotherapy & Older Adults. Disponível em: https://www.apa.org/pi/aging/resources/guides/psychotherapy. Acesso em janeiro de 2023.
- NGUYEN, Sarah A.; LAVRETSKY, Helen. Emerging complementary and integrative therapies for geriatric mental health. Current treatment options in psychiatry, v. 7, n. 4, p. 447-470, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7458879/. Acesso em janeiro de 2023.
- HEIDARI, Mohammad et al. Effect of laughter therapy on depression and quality of life of the elderly living in nursing homes. The Malaysian journal of medical sciences: MJMS, v. 27, n. 4, p. 119, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7444838/. Acesso em janeiro de 2023.